segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O DESTINO DA ILHA ROMANA, DO ENTORNO E SEUS MANGUEZAIS

Numa das regiões que abriga imensos manguezais no norte brasileiro será construído um porto para exportação de minérios, entre outros produtos, a serviço principalmente da mineradora Vale, coloca em risco o destino da ilha Romana,  de todo seu entorno e das populações locais.

Por Vivaldo Reis Filho

A proteção do meio ambiente na Amazônia, neste incluído o homem, principalmente como demanda oriunda do movimento ambientalista, vem sendo considerada como entrave ao desenvolvimento. Este equívoco vem sendo estimulado de um lado por políticos politiqueiros e por uma elite onde o lucro fácil está acima de qualquer coisa.

A fronteira do Pará com o Oceano Atlântico é marcada por uma extensa faixa de manguezais que propicia ativos ambientais para os ecossistemas marinhos mantenedores da fauna aquática que se estende a parte significante do oceano Atlântico beneficiando, no continente, grande parcela da população humana com peixes e mariscos, além de outros serviços ambientais.
A ilha Romana é parte integrante da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá que é completada por um conjunto de três outras na mesma região, a de Maracanã, a de Santarém Novo e a de São João da Ponta. A construção do futuro TERMINAL MARÍTMO OFF-SHORE DO ESPADARTE juntamente com a rodovia, a ferrovia e as instalações portuárias necessárias para o pleno funcionamento do porto, produzirão impactos extremamente negativos sobre os ecossistemas de manguezais da ilha Romana e de todo seu entorno.
Consideremos apenas dois importantes  recursos para a alimentação humana, a pescada amarela (C. acoupa) e o caranguejo (U. cordatus) abundantes na região que dependem do manguezal para a manutenção de seus ciclos de vida e desenvolvimento , a pescada amarela com todo o esforço de pesca, chega a alcançar vinte quilos. Tais recursos estarão seriamente comprometidos. Precisamos urgentemente participar do debate na construção do Porto do Espadarte e nos envolvermos na defesa dos ecossistemas locais e evitar que as únicas conseqüências para as populações locais sejam os impactos negativos.
CONVOCAMOS TODOS OS AMIGOS DA ILHA ROMANA A SE MANIFESTAREM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário