sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Super Porto do Espadarte no Imaginário da População do Municipio de Curuçá no Estado do Pará


http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_2548.html

Trabalho de Iniciação Científica 
Palavras-chave: SUPER PORTO; ESPADARTE; CURUÇÁ.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Planejamento Urbano e Regional - 3. Serviços Urbanos e Regionais

Resumos de Comunicações Livres

O SUPER PORTO DO ESPADARTE NO IMAGINÁRIO DA POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE CURUÇÁ NO ESTADO DO PARÁ.

Jacqueline Santana Cordeiro da Rosa
Dalton Davis Favacho da Rocha
André Luiz Torquato Carneiro
(Universidade Federal do Pará)

INTRODUÇÃO:
 
Distante 130 Km da capital paraense, Belém, o município de Curuçá, de aproximadamente trinta mil habitantes, abrigará a possível construção do quarto maior porto Off-shore do mundo, o Porto do Espadarte. O terminal portuário será construído em uma área de preservação ambiental, Ponta da Romana na Ilha dos Guarás a 10 Km da sede do município.O projeto começou a ser pensado há 25 anos pela iniciativa privada após o estudo de viabilidade técnica de construção de um porto que atendesse a demanda de exportação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O estudo constatou que o local possui o maior calado da América Latina (25 m), onde navios de até quatrocentas mil toneladas poderiam atracar, além da área está livre de assoreamentos. Entretanto, por questões de influência política, o estado do Maranhão acabou por ser priorizado como local de construção do porto que servisse principalmente ao escoamento da produção de grãos e minérios paraenses. Para a Companhia que administra os portos paraenses (Companhia Docas do Pará - CDP), o Porto do Espadarte apresenta várias vantagens em relação aos outros terminais do estado e do país por possuir uma localização geográfica próxima dos grandes produtores de grão e minérios e dos mercados internacionais. O empreendimento volta às discussões fundamentadas no momento em que o Brasil vive a euforia do aumento de suas exportações. Os seus portos operam no limite de sua capacidade, então, o escoamento produtivo via Espadarte, se apresenta como uma alternativa plausível. Este estudo tem por objetivo aferir o grau de expectativa dos munícipes a respeito da provável construção do super porto nas proximidades da sede municipal. A pesquisa é relevante pois embasa e fomenta análises que atualmente vem sendo feitas por políticos e sociedade organizada a respeito dos impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da possível inauguração do empreendimento.
 
METODOLOGIA:

O trabalho desenvolveu-se em três etapas de coleta de dados que vão de fevereiro de 2004 a Fevereiro de 2006, os dois primeiros em Curuçá-Pa e o último na capital do estado. Primeiramente constou de entrevista com três intelectuais, sendo dois da própria localidade e um de Belém-Pa. Em seguida aplicou-se formulários de pesquisa a cinqüenta moradores –homens e mulheres– representantes da população tradicional (agricultores, pescadores, coletores de caranguejo). Por fim, pesquisa em periódicos e acompanhamento de entrevistas de políticos da região em programas radiofônicos e televisivos; o esforço resultou na hipótese das expectativas das classes empresarial, comercial e política curuçaense.
 
RESULTADOS:

Constatou-se que no âmbito de intelectuais curuçaenses entrevistados e/ou dos que lançam suas análises ao município, há e sempre houve uma preocupação de não se permitir a reprodução dos males sociais e econômicos resultantes dos grandes projetos pensados para a região amazônica nas últimas décadas (prostituição, exclusão da mão-de-obra local, desequilíbrio ambiental, abandono de atividades econômicas tradicionais, culturais, folclórica etc.). Para a população tradicional o super porto apresenta-se – no imaginário da maioria – como ponto inicial de um desenvolvimento que irá atingir a todos indistintamente dinamizando a mobilidade social; retirando-a, assim, da inércia sócio-econômica em que estivera envolvida historicamente. No que tange aos empresários e comerciantes, classes que se confundem com a dos políticos, a perspectiva é de evolução e incremento do poder econômico e político através da pretensão preservacionista de suas posições de destaque e mando verificados desde agora.
 
CONCLUSÕES:

A população do município de Curuçá-Pa, representada pelos informantes contactados, independentemente da posição que ocupa na pirâmide social espera com otimismo e pouca reserva o início das obras anunciadas. Excetuando-se os intelectuais que ponderam cautelosamente diante de tal otimismo, as expectativas dos habitantes do município está num macro-reaparelhamento dos aspectos que compõem a sociedade local deslanchando de vez a região como uma das mais importantes áreas portuárias, e logísticas regional, nacional e internacional. Apesar de tanta euforia, até o momento, período em que o projeto ganha cada vez mais apoio político e empresarial, ainda não se verifica a existência de nada concreto que assegure a participação popular nos benefícios do projeto.

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